“É muito melhor se arriscar por coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota.”

Theodore Roosevelt

sexta-feira, 14 de junho de 2013

UM DIA A CASA CAI...


créditos da imagem: g1.globo.com
 
Ao longo dos últimos anos, tenho apresentado uma crítica recorrente ao povo brasileiro e à leniência moral da sociedade em face do patrimonialismo que engole nossas Instituições e o próprio Estado. 

Esta passividade ímpar numa sociedade moderna, sempre me conferiu plena legitimidade para inferir como medíocre essa bagunça moral chamada Brasil e toda a sua gente, prole malfadada de um povo habitualmente consternado à penumbra de uma Justiça morosa, de Leis ridículas e Instituições falidas (Polícia, Governo, Escola, Congresso e etc).

Nos últimos dias, parece que um pequeno espectro de lucidez e "vergonha-na-cara" alcançou o coração da sociedade: Ruas e praças das principais cidades do País começaram a arder em chamas:


créditos da imagem: g1.globo.com
 
São Paulo (protestos contra tarifas de transporte urbano), Belo Horizonte (Protestos e Movimento grevista da Polícia Civil); Rio de Janeiro (protestos contra tarifas de transporte urbano); Porto Alegre (Tarifas Urbanas) e Brasília (Protestos contra a Copa do Mundo).

Bombas de gás, cartazes e gritos de ordem, protestos populares e "resistências civis" são coisas que, por incrível que pareça, são essenciais numa democracia saudável. Não que a violência seja o caminho para a Paz, mas a "guerra" será sempre uma rebelião da Justiça contra a tirania. Espero, sinceramente, que aqueles que estão diretamente envolvidos nesses episódios, tenham prudência e sabedoria para mostrar ao Governo, pela via pacífica, e não da baderna, que, como sentenciou Caetano, "gente é pra viver, e não para morrer de fome".

créditos da imagem: g1.globo.com


 Manifestação Policia Civil de Minas Gerais

Manifestantes queimaram pneus em frente ao Estádio Mané Garrincha

créditos da imagem: g1.globo.com

O Povo não pode tolerar que o Governo, ou seja quem quer que seja,  empurre goela a baixo da sociedade, uma administração voltada apenas à satisfação de interesses localizados, que atendem às necessidades de determinados grupos (ou pessoas como a FIFA), enquanto o povo morre à mingua tentando pagar essas tarifas absurdas de um transporte vergonhosamente ridículo.

Espero que o povo de São Paulo (a vitrine do país) continue nas ruas, e que todos os brasileiros se revoltem contra esse governo medíocre que joga seu pão mofado na cara de policiais honestos, de professores idealistas e de jovens que, malgrado bem intencionados, acabam engolidos pela criminalidade e a desilusão.


créditos da imagem: g1.globo.com

O Povo só queima pneus porque o Governo queima dinheiro público. Essa fumaça, meu amigo, ainda vai dar o que falar....


É, "Dona Dilma", a Primavera Árabe chegou ao Brasil!!!









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário Aqui!